top of page

B i o g r a f i a

Vanessa Melo

 

Iniciou seus estudos em clarinete em 2005 na sociedade filarmônica oficina de frevos e dobrados ( instituição musical que possui um quarto de século de atividades), fundada pelo maestro doutor em etnomusicologia Fred Dantas realizando apresentações em Salvador, Cachoeira e Econtro de Filarmônicas. Em 2006 ingressa no curso técnico em música, programa de ensino médio integrado à música, oferecido pelo Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, que tem tradição no ensino da música, dando continuidade aos seus estudos em clarinete, com a clarinetista da OSBA, Solamy Oliveira.

Participou como banda de trilha ao vivo no espetáculo Uma por outra, "Histórias de Artur Azevedo", pela companhia Fraternal de Teatro, no espetáculo em homenagem a Cartola, "As Rosas Não Falam" e "Naquele Tempo" de Pedro Moraes,  espetáculo infanto-juvenil "Imagina Só" de Ray Gouveia, e o espetáculo "Meu Vinícius" de Cláudio Simões.

Em 2007 entra para o projeto NEOJIBÁ, onde realizou diversos concertos em Salvador, interior da Bahia, turnês nordeste, sudeste e Europa, realizando concertos nas principais salas de concerto como, Teatro Castro Alves, Teatro Santa Isabel Recife, Queen Elizabeth Hall Londres , Victória Hall Genebra, Konzerthaus Berlin, Centro Cultural de Belém Portugal. Foi primeira claronista , menbro funadador da principal orquestra, a Juvenil Dois De Julho.

Esteve em Master Classes em festivais de música clássica, como os seminários internacionais da UFBA, Femusc (Festival de música de Santa Catarina, realizou concerto com a Orquestra Juvenil Dois de Julho no Festival de Campos do Jordão, Encontro Nacional de Clarinetistas, em Recife e 13° Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa, nas classes de renomados clarinetistas, dentre eles, Hakan Rosengren (Suécia), Dominique Vidal (França), Nuno Silva (Portugal), Henri Bock(Holanda), Juan Ferrer( Espanha), Cristiano Alves, Ovanir Buosi, Joel Barbosa (Brasil),  entre outros.

Desde 2012 é graduanda em clarinete pela UFBA, na classe do primeiro clarinetista da OSBA, o Doutor em clarinete Pedro Robatto. Em 2013 dá início a carreira de cantora, realizando shows em Salvador. Em 2014 entra para o projeto Rumpilezzinho, projeto contemplado pelo edital Natura Musical, idealizado pelo Maestro Letieres Leite, tendo como base de ensino o UPB (Universo Percussivo Baiano). No mesmo ano participou do Festival de Jazz do Capão, com o projeto PRADARRUM do grande percussionista alabê, Gabi Guedes, atuando como cantora e clarinetista, se tornando membro do projeto.

 Foi convida no "Show da Tarde " para entrevista falando sobre sua carreira na rádio Sociedade, participou do DVD da Jam No Mam. No ano de 2015 estreiou no carnaval da Bahia cantando ao lado dos cantores/compositores Lazzo Matumbi e Tote Gira, no show "Batuques do Coração".  É integrante da Banda Alma, banda esta que tem o intuito de reverenciar e perpetuar a tradição do samba baiano fundindo-o com rítimos de matriz africana. 

Partipações: 

Fez participação como cantora e instrumentista convidada nos grupos e shows, Orquestra de Pandeiros de Itapoã, de Tamima Brasil, Quinteto Casa Verde, Quarteto Morde Pimenta, OBADX (Orquestra de Berimbaus Afinados de Dainho Xequerê) show "Uma Corda Muitos Sons", Banda Katála à Brasileira, Vitrola Baiana, Panos e Mangas, Banda Ricardo Boanova, Banda Silas Giron, projeto  Sambagolá, Minavu,"Ópera de Bolso" Felipe Massumi,"Pequena Flor" Talita Avelino , Banda Cegueira de Nó,"Caxo Sonoro" Danilo Fonseca, "Black Tudo" Denise Correia, Projeto Samba e Amor, Jazz Na Avenida, Recital da Escola Baiana de Canto.

 

Educação: 

Realizou capacitação e seminário na área de educação musical infantil na Semana Pedagógica do Neojibá com a educadora Carmen Meting, capacitação para formação de banda de sopros através do método Da Capo, com o Doutro em clarinete Joel Barbosa, musicalização para deficientes intelectuais com a pianista, educadora musical e doutoranda em neorociência Viviane Louro,  Semana Pedagógica do Conservatório Mozart em São Paulo, oficinas com Trupe Do Trapo, grupo artístico musical que comtempla deficiêntes intelectuais, oficina de percussão corporal com o grupo Barbatuques. Atuou como monitora nas áreas de canto coral infantil, musicalização para deficientes intelectuais (sendo uma das reponsáveis pela criaçao do Grupo Experimental do Cais, realizando apresentações no Sesi e sala principal do TCA),  musicalização infantil e monitoria de clarinete. Atualmente dá aulas de teoria musical na Escola Baiana De Canto Popular.

 

Gravações:

Primeiro DVD do Neojibá, DVD "As Rosas Não Falam", terceiro DVD JAM NO MAM, Sofar Sounds, acompanhando o cantor e compositor Danilo Fonseca, vídeo clipe da faixa produzida pelo produtor musical Alê Ciqueira, "Batalha" de Silas Giron e  vídeo clipe "Bola Pra Frente" para o DVD da cantora Maria Rita.

 

bottom of page